Sobre o Educa+Vidas e a importância do conhecimento para salvar vidas

Preciso dividir com vocês uma reflexão que tem me acompanhado há alguns dias.
No feriado, saí para almoçar junto a minha esposa e presenciamos uma situação assustadora. Uma mulher que estava a algumas mesas à nossa frente começou a engasgar e não conseguia respirar.

Momento de pânico. Felizmente, um homem que estava sentado se apresentou e realizou a manobra de Heimlich para desengasga-la. Após alguns segundos, a mulher desengasgou. Foi impressionante ver como ele agiu com rapidez e assisti a uma vida sendo salva bem diante dos meus olhos.

Esse episódio me fez refletir sobre a importância de todos terem algum conhecimento básico de primeiros socorros. Situações como essa podem acontecer a qualquer momento e saber como agir pode fazer toda a diferença.

Não é preciso ser um profissional de saúde para saber realizar a manobra de Heimlich, por exemplo. O programa Educa+Vidas, aqui da Prefeitura de São Caetano, tem várias capacitações para agir em casos de emergências através de videoaulas.

Este episódio que contei me mostrou como é crucial existir uma plataforma com formações em salvamentos. Devemos valorizar e incentivar o aprendizado de técnicas que podem salvar vidas em situações inesperadas

Tags