Criar Oportunidades aos Jovens é Investir no Futuro

O governo de São Paulo lançou na data de ontem o programa Jovem Aprendiz Paulista, com investimento superior a R$145 milhões, o programa vai capacitar 60 mil estudantes da rede pública de ensino, com idade entre 14 e 18 anos, em micro e pequenos empreendimentos.
A iniciativa visa oferecer qualificação profissional conciliada ao ensino regular para jovens que buscam a primeira oportunidade no mercado de trabalho.
A taxa de desocupação entre jovens de 14 a 17 anos é de 45%, de acordo com a Fundação Seade.
Por outro lado, os empresários terão benefícios como contratações de aprendizes sem nenhum custo além do pagamento de salários e encargos, sem despesas com verbas rescisórias ao término dos contratos. Os estudantes terão oportunidades de trabalho por até 24 meses, com remuneração mensal de até R$ 917,59, com base no salário-mínimo/hora e de acordo com os períodos de expediente e treinamento.
Eu acredito que é extremamente importante inserir os jovens no mercado de trabalho - como já mencionei por diversas vezes aqui - e capacitá-los para as demandas atuais do mundo profissional. Além de ser uma ação socialmente responsável, essa iniciativa pode trazer benefícios para as empresas, que terão acesso a talentos jovens e motivados. Capacitar os jovens também é uma forma de investir no futuro, pois permite que eles desenvolvam suas habilidades e construam uma carreira promissora, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país.
Foto: Governo de São Paulo