Vereador Matheus Gianello quer criar Escola de Governo em São Caetano
Projeto pretende aperfeiçoar o trabalho dos servidores públicos.
Vereador Matheus Gianello é autor de uma proposta que pretende melhorar o serviço público municipal em São Caetano do Sul.
A criação de uma Escola de Governo tem como finalidade promover formação e o desenvolvimento do servidor público, adequando-os aos novos perfis profissionais requeridos pelo setor público, por meio de um programa permanente de capacitação, elevando o nível de qualidade e efetividade dos serviços prestados ao cidadão. “É uma forma de valorizar o servidor e, ao mesmo tempo, amplia a qualidade do serviço público ofertado aos cidadãos”, explica o parlamentar.
O constante aperfeiçoamento é uma exigência cada vez mais importante no mundo profissional. Tanto é verdade que diversas empresas passaram a investir, nos últimos anos, em treinamentos e capacitação de funcionários para aumentar o desempenho da equipe e potencializar os resultados. Ao longo dos anos, percebeu-se que a valorização profissional está diretamente ligada a ampliação de conhecimentos e habilidades, permitindo que o profissional se relacione melhor com os outros e sinta melhores condições de oferecer o máximo no desempenho de suas atribuições.
No campo do serviço público, a prática de aperfeiçoamento profissional através de Escolas de Governo são comuns no âmbito federal e estadual, sendo uma exigência constitucional a manutenção destas escolas. Nos municípios, ainda de forma muito discreta, as Escolas de Governo começam a ganhar espaço nas Prefeituras.
Segundo o autor da proposta é preciso que o público acompanhe as práticas que dão certo. “O bom funcionamento das nossas instituições públicas municipais é a principal forma de impactar a vida das pessoas. A vida em sociedade depende do bom andamento das nossas repartições. A ideia de uma Escola de Governo é o caminho mais rápido e eficiente para formar servidores públicos interessados, motivados e atualizados sobre as práticas mais modernas de atuação e governança nos quadros da Prefeitura. É, sem dúvida, a melhor forma de melhorar os serviços à disposição dos cidadãos”, detalha o parlamentar.
TRAMITAÇÃO
O projeto tramita em caráter de indicação, sendo discricionário ao poder executivo transformar a ideia em Projeto de Lei para, posteriormente, ser encaminhado para votação na Câmara Municipal.