São Caetano destaca fomento às artes e desenvolvimento da economia criativa
Na última quinta-feira, 13/4, a Câmara Municipal de São Caetano do Sul realizou uma audiência pública com a Secretaria de Cultura (Secult) para avaliar a execução orçamentária da pasta referente ao exercício de 2022. A audiência foi transmitida ao vivo e está disponível no Facebook (camarascsoficial).
Com o olhar voltado ao desenvolvimento da economia criativa, para Busoni, “Cultura faz circular a economia local, uma vez que, além de oferecer conhecimento, arte e entretenimento, também movimenta recursos, gerando oportunidades de trabalho e renda.”
Equipamentos culturais
Em janeiro de 2022 a sede da Secretaria de Cultura foi transferida para a Estação Cultura. Foi iniciada obra de acessibilidade no equipamento, com a instalação de elevador de uso exclusivo para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida (hoje concluída).
A Estação Cultura contabilizou mais de mil atividades ao longo do ano, dentre apresentações artísticas, oficinas e ensaios. A prestação de serviços ao público superou 20 mil atendimentos, em aproximadamente três mil horas de atividades. Mais de 5.600 profissionais estiveram envolvidos (artistas e técnicos)
A Escola Municipal de Bailado Laura Thomé foi revitalizada, com a troca dos pisos das salas de aulas práticas, substituição dos espelhos nas salas de aula, aquisição de mais três ventiladores, manutenção da aparelhagem de som e aquisição de materiais de dança. Foram quase 14 mil atendimentos (em espetáculos e festivais de dança) envolvendo 258 alunas e alunos em 29 atividades.
Na Casa do Artesão, equipamento de referência no fomento à produção local das artes feitas à mão, houve melhorias nos espaços administrativo, de armazenamento e na loja, e o acréscimo de 135 membros em relação a 2021. São 347 profissionais do artesanato cadastrados e 65 pessoas, da cidade e região, atendidas em oficinas culturais.
Em 191 eventos e espetáculos ao longo do ano, o Teatro Santos Dumont ultrapassou a marca de 40 mil espectadores, com taxa de ocupação média superior a 50%. Ao todo, atuaram mais de 5 mil profissionais, entre artistas e técnicos. Em dezembro, a Prefeitura lançou edital para licitação das obras de reforma do Teatro Paulo Machado de Carvalho.
Atividades
Em 2022, mais de 1.500 atividades artístico-culturais na cidade, com foco na valorização dos profissionais locais, atingiram um público superior a 400 mil pessoas. Em 34 ações de arrecadação em eventos culturais, aproximadamente 35,5 toneladas de alimentos foram destinadas ao Fundo Social de Solidariedade (média superior a uma tonelada de alimentos por ação).
Formada por 47 barracas (34 de artes manuais e 13 de alimentação), a Feira de Artesanato e Gastronomia do Espaço Verde Chico Mendes recebeu mais de 15 mil visitantes. Foram 39 edições ao longo de 2022.
Fomento e incentivo
Os editais lançados pela Secretaria de Cultura representam especialmente o apoio do poder público ao artista de São Caetano. Foram 16 editais de chamada pública em 2022, número recorde no período, gerando emprego, renda, inclusão social, e revertendo em atrações gratuitas para toda a população. A Secult também entregou R$ 141.500 em subvenções a nove entidades da sociedade civil que contribuem com ações sócio-culturais na cidade.
Oficinas Culturais
Com aulas ministradas em diferentes espaços públicos do município, em 2022, o programa Oficinas Culturais, da Secretaria de Cultura, levou 54 cursos (de artesanato, artes visuais, cênicas, dança, literatura, audiovisual, gestão cultural, música, entre outros) a mais de 1.300 alunos com a contratação de 45 instrutores e arte educadores.
Conselho de Cultura
Em nove Pré-Conferências de Cultura, divididas por eixos temáticos, em diferentes espaços da cidade, o Conselho Municipal de Política Cultural (Concult), junto à Secretaria de Cultura, traçou diretrizes para a construção do segundo Plano Municipal de Cultura. O público participante foi de 615 pessoas, envolvendo poder público e sociedade civil. A 5ª Conferência Municipal de Cultura, realizada em dezembro, reuniu 150 pessoas. O evento apresentou a redação preliminar do segundo PMC.
Plano Setorial de Economia Criativa
Em 2022, São Caetano foi classificada entre 10 cidades no Edital Cria SP, do Governo do Estado, a única cidade da Região Metropolitana. Recebeu mentoria especializada da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa para a confecção do Plano Setorial de Economia Criativa (disponível em: cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br). Com isso, o município passou a integrar a Rede de Cidades Criativas do Estado de São Paulo.
Texto: SECULT
Foto: Regina Maria