São Caetano apresenta nova frota de Limpeza Pública com seis veículos elétricos
São Caetano do Sul, cidade do estado de São Paulo, acaba de se tornar ainda mais sustentável com a apresentação de sua nova frota de Limpeza Pública. Com seis novos veículos elétricos, a cidade consolida sua posição de líder em sustentabilidade no Brasil. O lançamento aconteceu na Praça dos Expedicionários e contou com a presença do prefeito, José Auricchio Júnior.
A nova frota é composta por um caminhão compactador para coleta de resíduos comuns, um aspirador para retirada de resíduos das sarjetas (o primeiro elétrico do Brasil), dois caminhões-baú para coleta seletiva e dois veículos de Limpeza Pública para serviço de Cata-Treco.
Segundo o prefeito, a sustentabilidade é um dos grandes pilares da administração municipal e a introdução dos veículos elétricos é apenas o começo de uma mudança maior que será implementada na cidade. "Estes veículos elétricos são o start para num futuro próximo levarmos essa inovação às frotas das secretarias, criarmos pontos de recarga elétrica, além de ganharmos em economia de combustível e fazer de São Caetano uma cidade ainda mais inteligente", disse Auricchio.
Além de serem mais sustentáveis, os veículos elétricos também são silenciosos e podem ser utilizados durante o período noturno, sem prejuízos para os moradores. Rodrigo Toscano, superintendente do Saesa, acredita que os moradores só têm a ganhar com essa nova frota e adiantou que em breve São Caetano deverá ter mais quatro veículos elétricos.
Com a nova frota, São Caetano do Sul reforça ainda mais sua posição de liderança em sustentabilidade no Brasil, ocupando atualmente o topo do IDSC (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades), ranking nacional divulgado pelo Instituto Cidades Sustentáveis.
Foto: Eric Romero