Preparando São Caetano para a chegada do 5G

Nos últimos dias fomos bombardeados de notícias a respeito do leilão de 5G.

Mas afinal, o que é o 5G? A rede 5G é a quinta geração de banda larga e móvel alta velocidade de download e upload de dados.

As redes funcionam por meio de ondas de rádio, assim como as gerações anteriores, mas com uma velocidade muito maior. Enquanto a média de velocidade da nossa rede 4G é de 19,8 Mbps (megabits por segundo), o 5G pode alcançar velocidade até 100 (CEM!) vezes maior, chegando a 10 Gbps (gigabits por segundo).

Isso quer dizer que um filme em HD que demoramos cerca de 60 minutos para baixar, poderia ser baixado em apenas 10 segundos com este novo tipo de banda larga.

Contudo, para adotar a nova tecnologia 5G, é necessária uma renovação em toda a rede de fibra ótica. E, de acordo com a Secretaria de Telecomunicações, será preciso instalar dez vezes mais antenas para conseguir replicar o sinal 5G.

E é por este motivo que estou trabalhando ativamente para deixar a nossa cidade preparada para esta nova fase que está por vir. Apresentei indicações no sentido de tornar mais ágil e fácil a instalação de antenas em nossa cidade, viabilizando toda a infraestrutura para a chegada do 5G.

No nosso mandato, a eficiência tecnológica é prioridade. Os potenciais benefícios na conectividade facilitarão (e muito) nos novos usos da tecnologia, como a telemedicina, carros autônomos, produção de indústrias mais automatizada... enfim! São inúmeras as possibilidades que se desdobram com a rede 5G.    

Tags