Prefeitura de São Caetano no combate à dengue

A Prefeitura de São Caetano do Sul está intensificando as ações de combate à dengue durante a Semana Estadual de Mobilização. Desde o dia 20 de março, está sendo realizada a aplicação de larvicida biológico em vários pontos da cidade, com o objetivo de minimizar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika vírus e chikungunya. O trabalho será realizado até o dia 31 de março, percorrendo bairros como Boa Vista, São José, Santa Maria, Fundação, Jardim São Caetano, Cerâmica, Prosperidade e Santa Paula.

O larvicida biológico é um produto altamente seguro para o meio ambiente e para as pessoas, pois só mata as larvas do mosquito. Além disso, é importante ressaltar que a prevenção é a melhor forma de combater a dengue, evitando a proliferação do mosquito através de cuidados simples, como evitar o acúmulo de água em vasos de plantas, tampar ralos pouco utilizados e vedar caixas d’água, entre outros.

Segundo a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, a informação e a consciência das pessoas são fundamentais para combater a proliferação do mosquito. A dengue continua sendo um grande desafio de saúde pública e diminuir os riscos de infecção pelo vírus depende de atitudes simples que evitam a proliferação da doença.

É importante destacar que este ano, São Caetano do Sul já notificou 51 casos suspeitos de dengue, sendo dois autóctones e oito importados. Além disso, houve seis notificações de casos suspeitos de chikungunya, dois casos descartados e quatro aguardando resultado. Não houve notificação de zika vírus.

Caso apresente sintomas como febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos, é importante procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. A prevenção e o combate contínuo à dengue são essenciais para garantir a saúde e bem-estar da população.

 

Foto: Eric Romero

Tags