Prefeitura de São Caetano capacita mais de 80 profissionais da Saúde no manejo de pacientes com agitação psicomotora

A Prefeitura de São Caetano do Sul capacitou mais de 80 profissionais da Saúde no manejo de pacientes com agitação psicomotora. O treinamento foi ministrado pela coordenadora de Saúde Mental do município, Flávia Ismael, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos profissionais quanto à atuação em casos de emergência psiquiátrica associada a um estado de tensão, reatividade aumentada a estímulos externos e, por vezes, agressividade verbal ou física.

A cidade possui uma rede de atendimento em saúde mental muito bem estruturada, com diversos serviços disponíveis para atender a população. Além dos dois CAPS, a rede conta com atendimento em urgência na rede hospitalar, ambulatório para mulheres em vulnerabilidade, atendimento para crianças tanto no Ctnen quanto na USCA, além dos CISEs, Cepadi e com um projeto Cuca Legal, que trabalha em parceria com a Educação na tentativa de auxiliar nos casos de saúde mental dos estudantes.

Para interagir com pacientes agitados, Flávia Ismael recomenda manter distância e respeitar o espaço pessoal do paciente. A primeira intervenção terapêutica deve ser verbal e baseada em diálogo empático. É importante minimizar o tempo de espera, adotar atitude confiante, respeitosa e atenciosa e aproximar-se do paciente com cuidado. Recomenda-se que pacientes agitados não sejam entrevistados por um único profissional.

A capacitação oferecida pela Prefeitura de São Caetano do Sul é uma iniciativa importante para garantir um atendimento de qualidade aos pacientes que apresentam quadro de agitação psicomotora. A coordenação de saúde mental do município seguirá ofertando treinamentos em saúde mental para todas as equipes, a fim de proporcionar uma assistência ainda mais eficaz à população.

Foto: Eric Romero

Tags