Pix bate novo recorde e o que São Caetano tem a ver com isso?

Esta semana o Pix bateu um novo recorde de transações diárias. No último dia 6, foram realizados 73,198 milhões de operações em apenas um dia, de acordo com o levantamento do Banco Central. O mês de março, último dado mensal disponível, o Pix alcançou 1,6 bilhão de transações, o maior nível da série iniciada em novembro de 2020, com a criação do serviço de pagamentos instantâneos pelo BC. Mais do que isso o volume de transações também foi o maior da série histórica: mais de 784 bilhões de reais foram movimentados utilizando a ferramenta.

Estes dados mostram como o Pix é um dos maiores responsáveis pelo processo de bancarização e inclusão social do mundo. Hoje, milhões e milhões de brasileiros podem realizar e receber pagamentos, comprar e vender sem os conhecidos problemas das taxas de cartão, das "maquininhas", da falta de troco para pagamentos em dinheiro etc.

Ademais, apesar das diversas tentativas de bloqueios do Pix alegando a falta de segurança e risco de golpes, a realidade nestes casos acaba se impondo. Hoje, mais de 71% das pessoas no país já utiliza esse método de pagamento, tendo uma aprovação de mais de 85% dos usuários da ferramenta de transações instantâneas, de acordo com pesquisa da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Obviamente o sistema não é perfeito e não podemos fechar os olhos para isso, tanto é que o próprio Banco Central já anunciou que trabalha frequentemente com atualizações para elevar o nível de segurança do Pix.

Pessoalmente, vejo ainda muitas possibilidades de utilização do Pix em nossa cidade. Desde o início do mandato firmamos um compromisso pela constante modernização de práticas em todas as áreas, sobretudo nas que impactam diretamente a vida do cidadão. Um dos nossos principais projetos tem sido pela implementação do Pix no pagamento de taxas e outros tributos da Prefeitura Municipal. O caminho é árduo e ainda tem muita água para rolar por baixo da ponte, mas seguimos com esse projeto e buscando novas perspectivas para facilitar a vida de quem vive em São Caetano.

 

Texto: Matheus Gianello

Foto: Marcello Casal Junior - Agência Brasil

São Caetano do Sul, 12/05/2022

Tags