Veja essas Dicas para superar o final de ano de forma saudável financeiramente
Sempre acreditei que é através do diálogo, da participação e das trocas de ideias que evoluímos, que aprendemos e abrimos a cabeça para novas perspectivas e visões diferentes das nossas.
Por esse motivo, quero compartilhar um insight que tive nos últimos dias, com a chegada do mês de dezembro. É nesta reta final do ano que, pelas comemorações, festas e presentes, muitas pessoas acabam comprometendo suas finanças ao gastar em exagero.
Se queremos ter uma vida financeira saudável, é preciso ter cautela nessas últimas semanas do ano. Aqui separei algumas dicas:
Procure ter uma conversa com sua família para falar das finanças da casa. Coloque os gastos na mesa e mostre para todos a necessidade de sermos cautelosos com as compras de fim de ano.
Também é muito importante que você corte as despesas necessárias – ainda que seja uma economia de poucos reais, a diferença no final do ano vai te surpreender.
Ainda, se você se encontra empregado, sugiro não comprometer o seu 13º salário com as compras do Natal. Lembre-se que o início do ano concentra altas despesas, como IPVA, IPTU, materiais escolares, matrículas etc.
E por fim, lembre-se que fazer uma boa gestão financeira faz toda a diferença, sobretudo durante as crises econômicas! Planeje bem os seus gastos e tenha uma relação saudável com o seu dinheiro.
Para finalizar, quero agradecer aos meus leitores, desejando todo o sucesso nesta fase. Estamos juntos!
Texto: Matheus Gianello
São Caetano do Sul, 08/12/2021