A Participação dos Jovens na política Faz Bem e é fundamental para a Democracia

Semana passada me juntei a dezenas de artistas e influenciadores para que jovens de 16 e 17 anos tirem o título de eleitor para a eleição que acontecerá em outubro deste ano. Anitta, Juliette e até o ator estadunidense Mark Ruffalo ajudaram a impulsionar esta iniciativa.

A campanha, promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral - TSE, tinha como objetivo reverter um cenário de abstenção dos jovens de até 18 anos que ainda não se mobilizaram a fazer o alistamento eleitoral. Até o início da campanha, apenas 10% dos jovens aptos a votar haviam solicitado a emissão do título pela plataforma. A boa notícia é que somente nesta semana, mais de 100 mil jovens aderiram à campanha Jovem Eleitor e já solicitaram o título.

Apesar da melhora deste cenário, é preciso refletir as causas que estão fazendo o interesse dos jovens diminuir a cada processo eleitoral. Segundo estudos da própria Corte eleitoral, o número de pessoas menores de 18 anos que estão participando da "festa da democracia" vem caindo a cada nova eleição, atingindo o pior patamar histórico em 2020.

Minha teoria é a de que, apesar de representarem uma parcela significativa da população, os jovens se veem cada vez menos representados pela política. Muitos deixam de se engajar politicamente por não vislumbrar em nenhum postulante a cargo público a representatividade que esta classe precisa. Durante as minhas conversas com alguns jovens da nossa cidade, indagaram que faltam políticos que ouçam as vontades e as necessidades dos jovens, pensado políticas públicas específicas para atender esse público que, por exemplo, como já tratei por aqui algumas semanas atrás, é o que mais sofre com o desemprego e com a falta de oportunidades de trabalho.

Ainda, reconheço que é preciso resgatar o interesse e a vontade do jovem participar da política, não apenas votando, mas também engajando e participando de forma ativa da política.

Portanto, se você tem entre 16 e 18 anos, ou conhece alguma pessoa nesta faixa etária que ainda não fez o alistamento eleitoral, peço que não desista da política e que tire o seu título e em outubro, vote. Se queremos um mundo melhor, não será através da omissão que vamos atingir esse objetivo.

Para solicitar o seu título é muito fácil e pode ser feito de forma 100% online. E o prazo final é até o dia 04 de maio, então é bom não deixar para a última hora!

Tags