"Papel Zero": Mais um passo a caminho da eficiência
Todos os anos dezenas de milhões de reais são gastos somente com folhas de papel somente no serviço público federal. Os dados são revelados por estudos da ONG Contas Abertas datadas do ano de 2017. Passados mais de 5 anos desse estudo, a percepção que tenho é a de que pouca coisa mudou. Em plena era digital, ainda vemos que uma parte considerável dos orçamentos públicos Brasil a dentro são gastos com papel sulfite.
Desde que decidi adentrar a vida pública, guiado pelos princípios da modernização, eficiência e transparência, venho trabalhado ferrenhamente pela implantação de um sistema de digitalização de processos e de gasto zero de papéis na Câmara Municipal.
Tanto é que o projeto de "Papel Zero" foi a primeira propositura apresentada pelo nosso mandato, logo no primeiro mês da atual legislatura. Felizmente, após alguns meses, o Presidente da Câmara decidiu encampar esta luta por uma Câmara mais sustentável e eficiente, fazendo com que o projeto avançasse de forma ágil e democrática, tendo sido encaminhado e aprovado nas comissões de Justiça e Redação e Finanças e Orçamento, respectivamente.
Por fim, nesta semana, o projeto que institui o Papel Zero na Câmara Municipal de São Caetano, foi aprovado por unanimidade na última Sessão Ordinária. Uma grande vitória para quem defende o uso racional de papéis e a desburocratização do serviço público.
Felizmente, o estigma do uso excessivo de papel pela Administração Pública vem sendo superado. A despeito da tecnologia ainda precisar ser implementada na nossa Câmara Municipal, temos muito o que comemorar. Processos digitais promoverão maior agilidade no andamento das pautas mais relevantes para a cidade, maior transparência nos atos realizados ao longo dos processos e, sem dúvida, economia aos cofres públicos.
Por aqui continuaremos fiscalizando e trabalhando pela implementação do papel zero. A Câmara Municipal esta semana deu uma importante resposta à sociedade e um passo gigante em direção ao futuro.
Texto: Matheus Gianello
São Caetano do Sul, 26/05/2022