Empreendedores apostam em produtos artesanais na Páscoa
Antes de mais nada gostaria de desejar uma Feliz Páscoa para todos!
Aproveitando o assunto, eu quero saber. Você já comprou seus ovos de Páscoa?
Neste ano, os tradicionais ovos de chocolate tiveram especialmente um sabor mais amargo, considerando que o preço da guloseima ficou até 40% mais cara nas prateleiras dos supermercados em comparação ao ano passado - segundo levantamento da APAS (Associação Paulista de Supermercados).
Além do aumento dos preços, se você não pesquisar direito na hora de comprar, poderá pagar bem mais também! Segundo o Procon, um mesmo ovo de páscoa pode custar 144% a mais de um lugar para o outro.
Porém, a grande variação dos preços dos ovos não deve nos deixar pessimistas. As grandes empresas do setor aumentaram a produção e esperam um aumento nas vendas de chocolates em relação aos últimos anos, contrariando os dados que expus anteriormente! Além das grandes empresas, muitas pessoas têm aproveitado a enorme paixão que o brasileiro nutre pelo chocolate e estão aproveitando a oportunidade para empreender neste setor.
O setor de chocolates é um dos que mais atrai microempreendedores nos últimos anos por não exigir formação profissional, nem máquinas sofisticadas e ter uma matéria prima acessível. É um setor que cresceu 57% entre 2019 e 2021 e que há mais de 3 anos consecutivos apresenta um saldo positivo entre abertura-encerramento de empresas. Portanto, é fato que a situação econômica do país não está fácil para ninguém e os desafios que temos a enfrentar são enormes, mas enquanto estamos nos lambuzando de chocolate, muitos novos empreendedores estão colocando a mão na massa (ou melhor, no chocolate) e lucrando com isso.
A data de páscoa é a terceira mais lucrativa para o varejo, ficando atrás somente do natal e da 'black friday'. E isso é motivo suficiente para que muitos aproveitem a oportunidade para empreender!
Texto: Matheus Gianello
Foto: CurtaMais/Divulgação
São Caetano do Sul, 14/04/2022