Fundação das Artes recebe público animado em dia de festa pelos seus 55 anos
A Rua Visconde de Inhaúma, onde se localiza a sede da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, foi palco de um verdadeiro festival de cultura no último domingo (7), em evento para celebrar os 55 anos da instituição, que é uma das principais referências do país no ensino e na difusão artística. Milhares de pessoas passaram pelo local, que recebeu apresentações de música, dança e teatro e exposição de artes visuais, além de um show da Big Band Salada Mista com a cantora Luciana Mello.
Além de entretenimento, o evento totalmente gratuito, realizado pela Fundação em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Cultura, deu um show de solidariedade com a arrecadação de alimentos não perecíveis destinados ao Fundo Social do município.
Programação
Desde às 10h da manhã, o público contou com diversas atrações, como os combos da Fundação das Artes, pequenos grupos instrumentais (trios a quintetos) para interpretar repertórios de música brasileira e jazz. Em seguida, o público pôde acompanhar as performances das bailarinas dos grupos institucionais dos cursos livre e técnico e do Grupo de repertório da Escola de Dança da instituição, com coreografias como “Coppélia”, “Valsa das Horas” e “The fairy doll”.
Durante todo o dia, os visitantes puderam conferir a exposição de Artes Visuais “Brasileiros como eu brasileiros como nós”, que está em cartaz no saguão da instituição. O projeto idealizado pelo Núcleo de Pesquisa em Curadoria e Ações Pedagógicas da Escola de Artes Visuais é um convite à reflexão e ao resgate de narrativas apagadas na memória, redesenhadas na poética artística e trajetória na construção da identidade brasileira.
Composta por músicos que estudaram na Fundação das Artes, a Nomade Orquestra subiu ao palco para animar a plateia com sua proposta que reúne diferentes vertentes musicais de forma única, com influências do funk 70, jazz, rock, afrobeat, grooves e outras expressões musicais. Há dez anos na estrada, a orquestra já realizou shows internacionais e nas principais casas de música de São Paulo e do país.
O Coral do Programa Pronatec +Qualificação entrou na sequência, trazendo a interpretação de músicas como Sansa Krona (canção tradicional da África do Sul), Araruma (etnia parakanã), Dança (Chico Cesar), Prezadíssimos ouvintes (Itamar Assunção), Amor imenso (augusto girotto), entre outras.
A Escola de Música da Fundação das Artes também proporcionou diversas atrações no período da tarde, como as apresentações executadas por alunos e professores de violão, piano, violino e das Cameratas de Cordas.
Após nova apresentação da Escola de Dança, que desta vez trouxe coreografias como “Polka Graciosa”, “Tarantela” e “Grande Valsa”, foi a vez dos alunos da Turma 68 do Curso Técnico em Teatro trazerem uma cena do espetáculo “Novo Ano Velho”, que está em cartaz no Teatro Timochenco Wehbi. As últimas apresentações ocorrem nos dias 12, às 20h e 13 de maio, às 19h, com ingressos à venda no local 1h antes da sessão. (Ingressos – R$30,00 (inteira) e R$10,00 (alunos da Fundação das Artes).
Encerrando com louvor um dia de muita diversão e cultura, a Big Band Salada Mista subiu ao palco com Luciana Mello. O público entoou animado sucessos como “Flor de Lis”, É assim que se faz”, “Simples Desejo”, tornando memorável a comemoração pelas mais de cinco décadas da Fundação das Artes.
Texto: FASCS
Foto: Divulgação