Escolas municipais de São Caetano celebram diversidade no Dia da Síndrome de Down
Neste 21 de março, Dia Mundial da Síndrome de Down, as escolas municipais de São Caetano do Sul celebraram a diversidade e promoveram a formação de seus alunos e professores. Diversas unidades escolares adotaram a campanha internacional de conscientização "Lots of socks" ("muitas meias", em tradução livre), onde os alunos compareceram às aulas usando meias coloridas e trocadas para anunciar o respeito às diferenças.
Além disso, a equipe da EMEF Leandro Klein proporcionou uma semana inteira de reflexões para seus alunos do 1º ao 5º ano, com palestras e o filme "Uma amiga diferente!". Os professores também participaram de uma formação sobre a inclusão do estudante com Síndrome de Down, conduzida pela professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) Eloísa Céspede.
De acordo com a educadora Simone Borges, do Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, essas iniciativas são fundamentais para conscientizar os profissionais da Educação sobre o respeito e atenção devidos à diversidade e especificidade de cada criança.
O Dia Mundial da Síndrome de Down é comemorado em 21/3 para lembrar a "trissomia do cromossomo 21", responsável pela síndrome. A maioria das pessoas nasce com 46 cromossomos, divididos em 23 pares, mas naquelas que têm Síndrome de Down, há uma terceira cópia do cromossomo 21 em todas as células do organismo. Essa condição genética pode estar associada a questões de saúde que comprometem o desenvolvimento físico e intelectual, e por isso, a criança com Síndrome de Down precisa de estímulos que as ajudem a desenvolver o máximo de suas potencialidades.
Com a adoção de iniciativas que promovem a inclusão e a diversidade, as escolas municipais de São Caetano do Sul mostram seu compromisso em oferecer oportunidades equânimes de aprendizado a todos os estudantes.
Foto: Leticia Teixeira