Escola Municipal de São Caetano desenvolve projeto de Educação Financeira para alunos do Ensino Fundamental II
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Olinto Tortorello, localizada em São Caetano, está desenvolvendo um projeto de Educação Financeira voltado para alunos do Ensino Fundamental II. A iniciativa é do professor Denis Henrique da Conceição, que é docente de Ciências e estudioso do setor financeiro há cerca de 11 anos.
De acordo com o professor, a falta de Educação Financeira é uma das explicações para o cenário de inadimplência que atinge mais de 70 milhões de brasileiros, segundo levantamento do Serasa realizado em janeiro deste ano. Outra pesquisa, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo SPC, revela que 11% da população já caiu em golpes financeiros.
As aulas de Educação Financeira são opcionais e oferecidas no contraturno do período regular. Na primeira turma, que aconteceu durante as aulas remotas devido à pandemia, das 25 vagas iniciais oferecidas, 17 alunos chegaram até o final das aulas online. O sucesso da primeira turma fez o professor estender o projeto, que agora está na terceira turma e em modo presencial.
Os temas trabalhados nas aulas incluem o sobe e desce do dólar, a diferença entre pagamentos à vista e a prazo, o risco do consumismo, a prevenção às fraudes financeiras e as modalidades de investimento disponíveis, como CDB, LCI, LCA, Tesouro Selic e Fundos de Renda fixa. O objetivo é apresentar aos alunos conceitos básicos de Economia aplicados ao cotidiano para que eles possam conquistar a tranquilidade financeira.
O projeto tem recebido elogios da diretora da escola, Marselli Gonçalves, que acredita que é muito importante aprender esses conceitos de Educação Financeira desde cedo. O aluno Maximus Duarte dos Reis, do 8º ano, participou da segunda turma e quer, agora, com 13 anos de idade, aprimorar sua carteira de investimentos. Ele afirma que depois que começou a participar das aulas tornou-se ainda mais cuidadoso com seu dinheiro e que pesquisa muito antes de comprar alguma coisa.
A Educação Financeira é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de lidar com o dinheiro de forma inteligente e segura. Portanto, projetos como o desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Olinto Tortorello devem ser incentivados e replicados em outras instituições de ensino.
Foto: Divulgação