Desenvolvimento econômico através de empregos

328.507 novas vagas de emprego com carteira assinada foram geradas no Brasil no último apontamento divulgado em fevereiro deste ano, de acordo com o divulgado no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério da Economia.

O número de empregos gerados é promissor e acima de muitas das projeções de mercado, que apontavam um saldo de 288 mil vagas no mês. A expectativa é que o país siga nesse ritmo e termine o ano de 2022 com um saldo de 1 milhão de postos de trabalho a mais.

São Caetano, nos últimos 12 meses, também seguiu as tendências do país e terminou com um saldo positivo de 3.266 vagas de carteira assinada. Hoje São Caetano conta com um estoque de 105.880 vagas preenchidas, de acordo com o relatório.

Este crescimento mostra que temos diante de nós uma incrível janela de oportunidade para o desenvolvimento da nossa economia, o que pode garantir maior segurança financeira das famílias.

O setor de serviços, principal responsável pela geração líquida de postos de trabalho, no entanto, teve uma queda no último mês divulgado. Porém, setores igualmente importantes para a nossa atividade econômica, como o da construção e da indústria, apesar de se encontrarem em níveis de produtividade abaixo do ‘pré-pandemia’, tiveram uma alta na contratação.

Além disso, mais um sinal de que a “lição de casa” está sendo feita em São Caetano: o município está criando semanalmente muitas novas vagas de emprego.  Na última semana estive em agenda com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e pudemos ver que a oferta de novos postos se multiplica, sobretudo no nosso Portal de Emprego.

Para que continuemos seguindo este caminho animador não podemos parar. Daqui da Câmara Municipal tenho me comprometido com a pauta da empregabilidade e desenvolvimento econômico, sobretudo no apoio aos micro e pequenos empreendedores da cidade – que são os principais responsáveis pela criação de renda em São Caetano.

O momento é, sim, propício para que nossas energias estejam voltadas para a busca de políticas que incentivem o setor produtivo, diminuindo burocracias e aumentando a nossa capacidade de gerar empregos e renda, necessários para o crescimento.

 

Texto: Matheus Gianello

São Caetano do Sul, 28/04/2022

Tags