Colaborador do Samu de São Caetano embarca em missão humanitária Yanomami

 

Paulo Sérgio Alves de Barros, graduando em Enfermagem e integrante da equipe de resgate de São Caetano do Sul, foi convocado para auxiliar na missão Yanomami, em Roraima. A missão, que tem como objetivo ajudar os povos Yanomami, que sofrem com a falta de assistência médica, terá a participação de Paulo por 20 dias.

A convocação veio por meio da Força Nacional do SUS, programa criado em 2011 para prestar cooperação em situações epidemiológicas, de desastres ou desassistência à população. Paulo já havia se inscrito duas vezes no programa e nunca havia sido chamado até agora.

Com mais de 20 anos de experiência em atendimento pré-hospitalar, urgência e emergência, Paulo se considera preparado para a missão. Ele afirma que suas vivências em São Caetano, cidade com uma realidade bem diferente de outras do país, lhe trouxeram muito conhecimento que poderá ser aplicado na missão. Além disso, ele tem capacitação em cursos operacionais urbanos e na selva, como um curso de sobrevivência na floresta amazônica.

“Todos estão sensibilizados com a situação dos povos Yanomami e a ajuda humanitária é fundamental para minimizar tanto sofrimento”, afirma Regina Maura Zetone, secretária de Saúde de São Caetano do Sul.

A missão Yanomami é mais uma ação da Força Nacional do SUS em prol da população brasileira, e Paulo Sérgio Alves de Barros se sente honrado em poder contribuir e se tornar “um ser humano melhor” com esse aprendizado.

Foto: Eric Romero

Tags